A importância do dia do livro no aprendizado do seu filho

A importância do dia do livro no aprendizado do seu filho

Os livros possuem uma importância incalculável para o desenvolvimento do conhecimento e cultura da humanidade.

Desde o primeiro registro escrito em seu ancestral, o papiro, os livros têm desempenhado funções das mais diversas. Eles ensinam ciências, entretem crianças, adolescentes, adultos e idosos com suas histórias, e muito mais.

A despeito do Brasil ser um país que ainda lê pouco, os livros são tão queridos que possuem um dia próprio, comemorado em 29 de outubro. E este é um dia que pode ser aproveitado para incentivar a leitura e o aprendizado de crianças e jovens.

Assim, se você é pai, mãe, e sente que o seu pequeno precisa aprender de um modo mais divertido, continue lendo este conteúdo até o final.

Vamos falar hoje sobre o dia do livro e a importância dele para o desenvolvimento das crianças, confira!

Como surgiu o Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro foi criado em homenagem à Biblioteca Nacional. Biblioteca essa que foi fundada em 29 de outubro de 181, pela coroa portuguesa. Porém, a história dos livros dentro do Brasil já tinha começado antes dessa fundação.

Sabe-se, por exemplo, que o movimento editorial começou dois anos antes da Biblioteca Nacional ser criada. Mais precisamente em 1808, quando o Imperador Dom. João VI fundou a Imprensa Régia.

Assim, o dia do livro é uma forma de manter sempre viva na memória do brasileiro esses fatos tão importantes para o conhecimento no Brasil. Além disso, é uma data também para incentivar a leitura e incentivar esse hábito na população.

Incentivo que pode ser feito através de reuniões em comemoração a esse dia, como por exemplo uma festa do pijama para promover um clube literário.

Qual a importância que o dia do livro possui para o aprendizado

Como mencionado acima, o dia do livro é uma data perfeita para reunir crianças e incentivar a leitura. Pois como se trata de uma data especial para o livro, a mesma é perfeita para promover o hábito de ler.

E isso não é importante apenas para fazer com que as crianças passem mais tempo lendo, mas também para que elas aprendam melhor. Pois o cultivo da leitura aumenta capacidades cognitivas dos estudantes, melhora a memorização e capacidade de interpretação de um problema.

Isso acontece porque a leitura melhora o funcionamento geral do cérebro como um todo. Existem várias pesquisas e estudos que comprovam que o hábito da leitura aumenta o número de conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Ajuda - e muito - no aprendizado da criança.

Quais atividades e eventos podem ser feitos no dia do livro para incentivar a leitura e o aprendizado

No dia do livro é possível realizar diversas atividades temáticas para incentivo o hábito da leitura.

Uma boa opção é a visita às bibliotecas da sua cidade, onde você pode mostrar para seu filho - e até alguns amigos dele - a importância dos livros, contar histórias e cativar as crianças a ter gosto pela leitura.

Outra alternativa é fazer eventos em casa mesmo, como feiras e clubes do livro, ou juntar tudo isso em uma divertida noite do pijama temática.

E se você ficou curioso para saber como dar uma festa desse tipo, confira em nosso site todo um conteúdo completo sobre o assunto e aprenda como dar as melhores festas do pijama, inclusive para uma reunião de clube literário.

 

➥ Aprender tudo sobre festas do pijama? Vamos nessa!!!

Últimos posts

Telefone: (48) 99999.3988
Florianópolis / Santa Catarina